Organize seu Atelier de Artesanato, Pintura e Costura

Sem dúvidas, um ambiente de trabalho organizado nos proporciona mais produtividade, pois não perdemos tempo procurando nada e sabemos exatamente o que temos e precisamos para exercer nosso ofício. Por isso, separei algumas dicas para minhas amigas que trabalham com artesanato deixarem seu ateliê um arraso!
Às vezes pensamos que para ter uma casa hiper organizada, teremos que investir um dinheirão nisso. Mas nem sempre isso é necessário. Usando de criatividade e tendo um outro olhar sobre as coisas que já temos em casa, podemos otimizar o uso de vários objetos.

Como neste trabalho usamos muitas miudezas ou peças bem pequenas, encontrar uma "casinha" para cada pecinha morar irá fazer uma grande diferença no ambiente!

Vamos ver então como organizar seu material de trabalho:

ARTESANATO

(Foto: Pinterest)

Simples prateleiras podem ajudar a organizar caso você não tenha um armário para armazenar seu material. Uma bancada/mesa para a execução do trabalho evita que você use a mesa da sala ou da cozinha.

(Foto: Pinterest)

- Caixas transparentes facilitam a visualização e você não precisa abrir para saber o que tem dentro. 
- Etiquetas ajudam a identificar o conteúdo.
- O móvel é pequeno, porém atendeu a necessidade de armazenamento deste atelier.

(Foto: gnt.com)

Aramados são uma benção! Um artigo antes só usado em lojas, também pode ser usados em vários ambientes. Você pode adaptá-los conforme a sua necessidade de armazenamento. Caso queira conferir outras formas de usar os aramados, clique aqui.

(Foto: Pinterest)

As pecinhas miúdas precisam de uma atenção especial. Por isso, invista neste potinhos transparentes. Eles são encontrados em lojas de artesanato e em algumas lojas de embalagens também.

(Foto: alemdaruaatelier.com)

Além das prateleiras que ajudaram na organização aqui, eles cortaram algumas garrafas pet para organizar o material. Show de bola!


PINTURA

(Foto: gnt.com)

Olha os aramados ai novamente! Quando se tem pouco espaço no ambiente, use as paredes para colocar tudo o que você precisa.

(Foto: Pinterest)

Prateleiras estreitas também são muito práticas. Às vezes pensamos somente em usar as de modelo convencional, mas você também pode mandar fazer estes modelos mais estreitos, economizando assim, mais espaço.

(Foto: gnt.com)

Aquelas sapateiras plásticas podem ajudar a organizar tintas e pincéis.

(Foto: arquiteturaene.com.br)

Achei tão fofo esse Atelier! As prateleiras foram compradas em lojas de artesanatos e pintadas todas da mesma cor. Ficaram lindas!

COSTURA

(Foto: Pinterest)

Gaveteiros de papelão grosso e com uma estampa bonita deixaram esse espaço uma graça! Potes de azeitona, palmito e papinha de bebê ajudaram a organizar o material. Os tecidos ficaram dobrados na última prateleira.

(Foto: Pinterest)

Se sua bancada é pequena, você pode guardar a sua máquina de costura quando não estiver a usando para liberar espaço para você trabalhar. Muito legal!

(Foto: Pinterest)

Se você precisa ganhar mais espaço, é só parafusar a tampa dos seus potes nas prateleiras e pronto! Eles ficam suspensos e liberam mais espaço nos armários.

(Foto: Pinterest)

Dobrar o tecidos e guardá-los na vertical permite que você veja tudo o que você tem. Se colocar um em cima do outro, fica mais difícil de serem visualizados.

(Foto: bysuzete.wordpress.com)

- Cestos ajudam a separar os materiais e os tecidos. Colocando uma etiqueta, você não precisa puxar para ver o que tem dentro. 
- Lá em cima, foram feitos furos em uma caixinha e a ponta de cada rolo de fita fica para fora. Precisou, é só puxar e cortar.

São dicas simples porém funcionais, que poderão te ajudar a ter um espaço de trabalho mais harmonioso e te gerar mais produtividade.


VEJA TAMBÉM

Estas informações podem ser publicadas gratuitamente em seu site, jornal, revista ou newsletter, desde que informada antecipadamente ao autor do artigo no email: barbaravolnei@hotmail.com e, uma vez autorizada, citada a fonte: www.barbaravolnei.blogspot.com.br  As imagens deste post foram extraídas da internet. Caso o proprietário de direito de uso das mesmas não as queira exibidas nesta página, gentileza entrar em contato.