Colocando minhas Finanças em dia


Ô, meu povo! Que tal fazer diferente este ano e não repetir os mesmos erros? Colocar o orçamento familiar em dia é o princípio para aprendermos a controlarmos os gastos na nossa vida financeira. Pensando nisso, reuni aqui alguns passos simples pra te dar uma mãozinha e colocar suas contas no azul!

Tudo tem um começo. Vamos ver abaixo cinco passos para começar a organizar sua vida financeira. Eles formam uma sequência lógica e interdependente. O ponto de partida é identificar em qual estágio você se encontra atualmente para, a partir de então, empreendermos um esforço consciente para avançarmos e mudarmos de fase. 
É importante pontuar que os procedimentos não são mágicos ou miraculosos, o importante é o exercício do domínio próprio e da perseverança. A sua mudança de atitude é o que irá gerar resultados palpáveis.

 1. Conheça os seus números: O que pode parecer muito óbvio para alguns, ainda não é a prática da maioria das pessoas. Muitos ainda vivem no "eu acho que dá pra pagar tudo no final do mês". As finanças têm a companhia constante dos números: renda, dividendos, patrimônio, etc. Quem deseja a Organização Financeira precisa conhecer os seus próprios números (quanto ganha e quanto gasta).

A dica é: invista semanalmente um tempo fazendo contas, anotando seus gastos. Saiba tudo sobre os seus números e veja a diferença que isto vai fazer na sua vida. Após um controle mais acurado e efetivo, suas contas começarão a se equilibrar dentro do seu orçamento, pois você terá mais consciência de onde seus gastos estão sendo maiores.
 2. Gaste menos do que ganha: Gastar menos do se que ganha é um passo simplesmente essencial. Quem tenta manter um estilo de vida acima dos seus ganhos acaba endividado e com sérios problemas.

Se você está nesta fase, provavelmente:

a) existe uma planilha de controle, mas o resultado sempre é vermelho;

b) quando termina uma dívida, você imediatamente faz outra;

c) chega um dinheiro extra e o mesmo desaparece em meio ao pagamento de dívidas.

A dica é: faça um orçamento anual, descreva seus gastos fixos (aluguel, água, luz, telefone, etc) e lance os variáveis (farmácia, viagens, etc). Você vai perceber que a despesa de 01 ano não é o mesmo que multiplicar a despesa de um mês qualquer por 12 meses. Por isso é importante você tentar diminuir os custos que são fixos, economizando energia, comprando um carro mais econômico, entre outras atitudes que podem te fazer economizar.


 3. Elimine as dívidas: Elimine mesmo, faça um plano para acabar completamente com as dívidas. Quem está nesta fase já conhece seus números, equilibrou o orçamento, mas continua com dívidas.

A dica é: pare de fazer dívidas novas e comece a antecipar o pagamento das atuais. De que adianta você querer parar de dever se não resiste a uma comprinha sempre que sai de casa? Hora de mudar, né? Faça sempre esta pergunta quando estiver diante de uma possível compra: Isto é um desejo ou uma necessidade? Você saberá se realmente é importante levar aquele item pra casa.


 4. Tenha dinheiro: Lembre-se que a diferença entre o rico e o pobre é o fato de possuir ou não dinheiro. Por mais óbvio que isso possa ser, boa parte do possuir depende de nossa atitude.

Se não conseguimos segurar uma nota de vinte reais na carteira, será mais difícil trilhar o caminho do poupar. Acostume-se a ter dinheiro. Dinheiro guardado, rendendo. Quem está nesta fase já conhece seus números, gasta menos do que ganha, eliminou suas dívidas, mas não consegue guardar dinheiro

A dica é: comece poupando de 5% a 10% dos seus ganhos e/ou proventos mensais. É muito importante ter reservas, tanto para imprevistos quanto para planos futuros.


 5. Valorize as pessoas: Lembre-se de que “dinheiro chama dinheiro”, mas não chama para um cineminha. A regra é amar as pessoas e usar o dinheiro. O dinheiro não pode ser um fator de estresse, mas sim um gerador de estabilidade nos relacionamentos.
A dica é: Invista um tempo de qualidade com aqueles que são importantes na sua vida.
a) Passe tempo com as pessoas;
b) Lembre-se das datas importantes sempre, ao menos para falar ao telefone;
c) Viaje, dê presentes, invista nos seus relacionamentos.

10 dicas rápidas para economizar

ü1) Pague suas contas em dia. A geração de juros, multa e mora consome os nossos recursos, nos deixando incapazes de saldar os próximos compromissos.
ü2) Pague as dívidas atuais antes de assumir novas.
ü3) Antes de qualquer decisão de compra, sempre efetue as seguintes perguntas: Estes itens são realmente necessários? Estou precisando ou desejando comprar tal objeto e/ou serviço?
ü4) Por mais tentador que possa ser, não compre na primeira loja. A pesquisa é um item essencial para promover economia em nossas compras.
ü5) Só compre parcelado se não for possível o pagamento à vista. Não se engane com a sutileza da afirmação de vendedor: “a parcela cabe no seu bolso”.
ü6) Minimize os gastos com os custos entendidos como fixos, sendo mais prudente e comedido na utilização dos serviços contratados cotidianamente (energia elétrica, água, telefone, celular, etc.).
ü7) Não frequente liquidações apenas pelo prazer de ir, pois muito provavelmente você irá comprar sem necessitar e, principalmente, sem pensar.
ü8) Simplifique suas contas bancárias e seus cartões de crédito. Reduza os mesmos ao número suficientemente necessário para atender suas necessidades sem exageros.
ü9) Tenha os itens necessários para atender às suas demandas diárias, principalmente as referentes às necessidades básicas, para que não sejam realizados gastos desnecessários e intempestivos.
ü10) Seja generoso, dando sempre aquilo não lhe for mais útil, mas que será de bom uso para outrem. Lembrando que só deve ser doado aquilo que for passível de ser utilizado. O que não servir e não for útil deve ser descartado. Lugar de lixo é na lixeira.Clique aqui e saiba como fazer a Sessão do Desapego.

Planilha para Lançamento

Este é um modelo de simples de uma planilha em que você pode começar a usar para anotar seus gastos. Não confie na sua memória, é preciso visualizar seus números. Anotando as entradas (o que você recebe) e as saídas (o que você gasta), terá uma visão completa para onde o seu dinheiro está indo. Imprima várias folhas e use uma por mês (ou semanalmente, de acordo com seu giro de caixa).
Como ela funciona: Data: o dia que você vai fazer a anotação. Descrição: o que você está lançando (ex.: aluguel, exame médico, mensalidade escola, etc). Entrada: é o dinheiro que entra (ex.: seu salário, recebimento de trabalhos extras, etc). Saída: são os seus gastos - o que você tem que pagar ou pagou (ex: água, luz, telefone, compras de supermercado, etc).
Esta planilha é bem bááásica, de fácil entendimento para aqueles que estão começando a organizar suas finanças. Mas se você já tem uma facilidade maior para lidar com planilhas, clique aqui e baixe uma planilha mais completa elaborada pelo consultor financeiro Gustavo Cerbasi.

Organização das Contas (Papéis)

Clique aqui e assista um vídeo que gravei sobre como você poderá guardar e organizar suas contas.

Agora é atitude! O responsável por suas finanças é VOCÊ! Tomando atitudes diferentes, você terá uma realidade diferente. Escolha ser feliz!

VEJA TAMBÉM:

Estas informações podem ser publicadas gratuitamente em seu site, jornal, revista ou newsletter, desde que informada antecipadamente ao autor do artigo no email: barbaravolnei@hotmail.com e, uma vez autorizada, citada a fonte: www.barbaravolnei.blogspot.com.br  As imagens deste post foram extraídas da internet. Caso o proprietário de direito de uso das mesmas não as queira exibidas nesta página, gentileza entrar em contato.