Organização da Área de Serviço e Lavanderia

Este é um cantinho da casa que quase sempre fica esquecido... coitadinho, gente! Para que você também pense neste espaço com carinho, separei algumas dicas para deixar tudo no lugar.
Sim, precisamos organizar a área de serviço para que ela seja prática e atenda todas as necessidades básicas: guardar produtos e utensílios de limpeza, espaço para lavar, passar e secar roupa... Hoje em dia os apartamentos (principalmente) tem sido construídos com áreas de serviço minúsculas! Mas se tudo for pensado antecipadamente, cada espacinho pode ser bem aproveitado. Vamos às dicas!

Este espaço não é um depósito!
 
Tudo o que não tem lugar na casa geralmente vai parar na área de serviço (rs). Antes de começar a organizar, deve ser verificado tudo que está neste cômodo, para que cada coisa volte para seu lugar de origem, seja descartado, doado ou devolvido para o dono. O que sobrar, deve ser armazenado de acordo com a frequência de uso e utilidade.

Acessórios e produtos de limpeza

Por ser uma área molhada, deve-se buscar sempre colocar o mínimo de coisas possíveis no chão. Procure utilizar armários, ganchos, prateleiras e suportes para que tudo tenha uma "casinha para morar". Se cada item tem um espaço definido, fica mais fácil de manter organizado. Se você precisa de dicas de produtos top para utilizar na sua casa, é só acessar:
Importante: sabia que produtos de limpeza também tem data de validade? Pois é. Antes de comprá-los, observe atentamente as datas de validade para não correr o risco de manchar suas roupas e móveis com produtos estragados.

Armários

Sejam eles planejados ou comprados em lojas, sempre vai existir um que possa atender à sua necessidade e caber no seu espaço. Até os espaço acima das portas podem servir para colocar armários ou prateleiras. Os produtos que são utilizados no dia a dia devem ficar mais à mão e os que estão fechados (estoque, mais acima ou ao fundo. Isso evita que mais de uma unidade do mesmo produto seja aberta. 

Roupas sujas ou limpas para passar
 
Cada uma das categorias acima devem ter um recipiente próprio para ficarem armazenadas. Roupas limpas jogadas em qualquer lugar podem sujar e perder aquele cheirinho gostoso de amaciante. Se você não tiver um espaço para guardá-las dentro de um armário, coloque-as dentro de cestos fechados para ficarem protegidas até o dia marcado de passar roupas. 
Mas se passar roupas é um tormento na sua vida (rs), clique aqui aprenda como facilitar este processo.

Lugar para secar a roupa

Este ponto é tão importante quanto o lugar de guarda-las. Quando as roupas são estendidas da maneira correta, elas secam mais facilmente e ficam menos amarrotadas, facilitando o processo de passá-las. Estenda pelo cumprimento, evite pendurá-las dobradas, pois demora mais para secar. Utilizar cabides para secar camisas, camisetas e vestidos economiza espaço e secam mais rápido. Não as deixe mais do que o necessário, pois podem ficar duras ou desbotadas devido ao contato com o sol.
Fiz um post sobre os cuidados ao lavar roupas delicadas. Para lê-lo, clique aqui.

Roupas para lavar

Muita atenção nesta hora: as roupas podem ser guardadas misturadas, mas na hora de levar, separar as claras das escuras. Toalhas e roupas de cama devem ser lavadas separadamente das roupas.

Cesto para transportar roupa
 
Recolher as roupas sujas e levá-las para a máquina, recolher do varal e levar pra dentro de casa... Para realizar essa tarefa sem que tudo caia pelo caminho, utilize uma cesta grande para realizar este transporte.

Bora colocar tudo no lugar?

VEJA TAMBÉM: