Como organizar minha mudança de casa?


Mudanças! Ah, as mudanças! Elas podem ser motivo de muita alegria ou de muita dor de cabeça. Se você não pode contratar uma empresa de mudança que faça tudo por você, vou te ajudar para que tudo chegue inteiro e fique no lugar certo na casa nova!

Já fiz tanta mudança nessa vida, que se existisse uma graduação para isso eu já teria um doutorado! rsrs As dicas que darei a seguir são de acordo com as vááárias experiências que tive, ao contrário de muitas pessoas que odeiam, eu me apaixonei por esse processo!

Para iniciar o processo de mudança, não devemos simplesmente providenciar caixas e ir colocando tudo dentro delas sem critério. Se você fizer bem feito a seleção do que que irá ser embalado ANTES de ir para a nova casa, evitará alguns problemas de falta de espaço e organização. Vamos agora para o passo a passo:

1) Planeje tudo com antecedência

Muitos detalhes são necessário serem visto com carinho antes de tudo começar: quem irá fazer o transporte, contrato de aluguel, autorização para entrar com a mudança no condomínio, consertos necessários na nova casa, mudança de endereço para as correspondências, cancelamento de tv à cabo, limpeza da nova casa, etc. Faça uma lista de tudo que precisa ser feito para não correr o risco de esquecer de nada. Se organize no mínimo 20 dias antes para que os fornecedores tenham tempo de te atenderem no que for preciso antes do grande dia (rs). Ah, não se esqueça de comunicar seus contatos pessoais e profissionais sobre o seu novo endereço.

2) Conheça cada milímetro da casa nova

Com o auxílio de uma trena, meça todos os cômodos do novo lar. Imagina você comprar um imóvel e aquele sofá lindo que você comprou não caber na sala ou nem passar pela porta? Pois é... Para evitar surpresas desagradáveis, tire as medidas dos cômodos e calcule se os móveis que você tem em casa poderão ser todos acomodados. Caso isso não seja possível, quando for comprar um móvel novo, leve essas medidas com você e peça para o vendedor da loja de móveis medir o móvel que você gostou antes de concluir a compra (sim, eles tem trena e medem quando pedimos! Já solicitei isso várias vezes! rs).
 
3) Desapega geral!

Antes de começar a embalar, passe um "pente fino" por toda a casa, cômodo por cômodo e avalie o que pode ser descartado (lixo) ou doado. Tenha este critério e seja sincero com você mesmo! Não leve nada que você não usa ou nem lembrava mais que existia (na mudança a gente descobre cada coisa... rs). Se você encontrar coisas que não usa, coisas estragadas, roupas que não servem mais, objetos estranhos espalhados pela casa, brinquedos que seus filhos nem brincam mais... não leve para a casa nova! Se você não precisava antes, não vai precisar agora. Permita-se um novo começo, em um lar mais funcional e organizado. Caso tenha dificuldades em fazer este desapego, clique aqui e aprenda na prática como fazer a "Sessão do Desapego".

4) Monte uma malinha de "Primeiros Socorros"

Já pensou você estar instalada na nova casa e não conseguir encontrar um sabonete, uma roupa, ou um prato para colocar a comida? Para que isso não aconteça, separe uma malinha com objetos de primeira necessidade que você e os demais membros da família farão uso nos 3 primeiros dias: roupas, produtos de higiene, pratos/copos/talheres, material escolar, carregadores de celular, notebook, etc. Descreva em um papel o que você vai precisar para "sobreviver" até que tudo esteja desembalado.

5) Faça um inventário de tudo o que você tem

Essa dica é para você, principalmente, que irá mudar de cidade. Relacione em uma lista, tudo o que será transportado, discriminando as respectivas quantidades. Isso te ajudará caso algo seja perdido, extraviado ou roubado.

6) Utilize embalagens resistentes

Caixas de papelão: não abuse do peso, elas "desmancham" quando são levantadas se estiverem muito pesadas. Opte por caixas de tamanho médio, no máximo. Caixas grandes use para levar edredons por exemplo, pois são bem leves.
Sacos de lixo preto bem resistentes: em lojas de embalagens você poderá encontrá-los. Eles não rasgam com facilidade e aguentam bastante peso. Use-os para colocar roupas, roupas de cama, toalhas, etc.

7) Embale os objetos de cada cômodo separadamente

Para que as panelas não se misturem com roupas e assim por diante (rs), vá embalando tudo de cada ambiente separadamente. Não aproveite um "espacinho" no meio das roupas para enfiar uma jarra ou um abajur. Depois fica muito mais difícil para encontrar esses objetos escondidos e o risco de danificarem é maior.

8) Identifique todas as caixas / sacolas

Compre uma canetinha de ponta grossa e vá escrevendo na caixa o seu respectivo conteúdo. Caso você não queira que outras pessoas saibam o que tem dentro delas, tem uma dica ótima: identifique cada cômodo por uma cor. Por exemplo: cozinha - bolinha verde na caixa, quarto casal - bolinha amarela na caixa, sala - bolinha azul na caixa, e assim por diante. O que for muito pessoal ou de valor (documentos, jóias, etc), deverá ser levado com você.

9) Cuidado com tudo que pode quebrar

Nessa hora, não vale o improviso. Pratos, copos, taças, canecas, xícaras... devem ser embalados com jornal, senão racha, quebra mesmo, não tem jeito. Não conte com a sorte, seja prudente. Eletrodomésticos e eletrônicos (dvd, video game...) podem ser embalados usando toalhas, por exemplo. Plástico bolha também ajuda bastante! Embale tudo direitinho e "fiscalize" quem está transportando para que sejam bem cuidadosos.

10) Coloque as caixas identificadas em seus respectivos cômodos

Enfim, o dia da mudança! Quando chegar com tudo na casa nova, vá distribuindo pelos cômodos os volumes de acordo com a identificação que você fez (caixa do quarto no quarto, da cozinha na cozinha...). Não coloque todas as caixas em um lugar só, depois fica tãããão difícil para carregar ou encontrar o que precisamos usar... 

11) Distribua as funções de organização da mudança com todos os moradores da casa

A responsabilidade não é de um só, pois o benefício é de todos. De acordo com a faixa etária e as condições físicas de cada membro da família, todos são capazes de colaborar.

12) Estipule um prazo para estar com tudo organizado

Sim, isto é muito importante. Conheço várias pessoas que depois de meses de uma mudança, ainda continuam com caixas pela casa aguardando cheias de coisas para serem guardadas. Todos nós trabalhamos muito, corremos o dia todo, mas nossa casa deve ser um lugar de paz, de descaso e aconchego. Caixas entulhadas e bagunça não ajudam nisso. Estipule, por exemplo uma semana para que tudo esteja em seus devidos lugares e todos os dias se dedique um tempo neste propósito. 

Uma boa mudança para você! :)

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