Como montar meu próprio escritório (home office) em casa?

Trabalhar em casa é muito bom mas também um desafio: filhos, barulho, serviços domésticos, campainha tocando... se não nos organizarmos, não conseguiremos ser produtivos. Pensando nisso, montei este post para te ajudar a encontrar a melhor forma para se trabalhar dentro de casa tendo muuuita produtividade!
Mesmo você tendo um emprego fixo que te permite trabalhar em casa ou atuando como freelancer, antes de tudo, temos que ter a consciência que mesmo tendo a nossa empresa funcionando dentro de casa, temos que possuir uma postura profissional como se estivéssemos fora dela. Levar a sério o que fazemos, mesmo quando não temos ninguém para nos cobrar ou nos olhar, revela nosso grau de comprometimento e maturidade.

Vamos ver alguns passos importantes a serem tomados para que este local de trabalho comece a funcionar:

Monte uma estrutura mínima para começar

Independente do seu ramo de atividade, quando nos propomos a trabalhar em casa precisamos ter um espaço só para isso. Separar esta atividade das demais da casa nos ajuda a manter o foco e sermos mais produtivos. Não fique trabalhando no improviso, sentado no sofá com o computador no colo ou enchendo a mesa da cozinha com seus papéis. Seu negócio é uma empresa e você é a primeira pessoa que deve levar isso a sério. Invista primeiramente no básico: uma mesa, uma cadeira (de preferência confortável, caso você trabalhe a maior parte do tempo sentado), um armário ou prateleiras para colocar seu material. Não foque em design, móveis e decoração de última linha neste momento. Seu foco deve ser em ter as ferramentas mínimas para trabalhar, depois pode ir incrementando seu espaço. Se você não tem um cômodo na casa que pode ser utilizado especificamente como escritório, separe um lugarzinho na sala para chamar de "seu". No quarto não é indicado, pois com o tempo vai-se perdendo o título de "lugar de descanso" e o romantismo também vai embora quando se trata de casados, pois o quarto fica com cara de depósito. Coloque itens que te agradem e torne o local aconchegante, que tê dê prazer de estar dentro dele. Ter iluminação natural ajuda bastante e uma luminária de mesa ajuda nos trabalhos durante a noite (rs).


Procure manter o espaço organizado

Como este é um local onde você passará uma boa parte do seu dia, ele deve estar com cada coisa em seu lugar. Pesquisas indicam que um ambiente desorganizado gera desordem mental, ou seja, quanto mais organizado for o ambiente ao seu redor, mais chances você terá de ter foco e consequentemente ser mais produtivo. Não deixe as coisas para depois, não acumule papéis e objetos neste espaço sem que haja uma real necessidade. Crie uma "casinha" para tudo que você tem "morar". Por exemplo: os papéis devem ficar em pastas com identificação, livros na estante, cadernos na gaveta e assim por diante. O que você usa todos os dias deve ficar mais acessível e o que não usa com tanta frequência deve ficar em locais mais altos ou de difícil acesso. Quanto menor for seu espaço, mais você poderá aproveitar as paredes para colocar prateleiras, ganchos, quadros de recado entre outros, para melhor aproveitamento do espaço físico. 
Tem um post aqui no blog que pode te ajudar que se chama "Organizando a papelada que tenho em casa". Para ler, clique aqui.









Mobiliário

A escolha dos móveis depende muito do espaço físico e do orçamento disponível. O importante é que tudo tenha um lugar definido. Abaixo, algumas sugestões:




Avise os demais moradores da casa sobre o seu horário de trabalho

Mesmo trabalhando em casa, você deve estabelecer um horário fixo de trabalho, o que te ajudará a ter rotina e realizar seus objetivos. Assim, todos saberão que dentro de determinado horário, você estará trabalhando e não deverá ser interrompido, mas claro que você pode abrir algumas exceções. Certa vez li uma reportagem em que um engenheiro que trabalhava em casa deu uma dica que achei o máximo: "Tenho 3 filhos, e fazer com que eles entendessem que eu passaria a trabalhar em casa foi difícil. Então, adotei uma estratégia que deu certo e até hoje eu sigo: quando termino de tomar café da manhã com eles e coloco meu boné e digo ´Papai vai trabalhar´, eles sabem que estou indo para o trabalho, e que voltarei para o almoço". Cada casa é uma realidade, e você com jeitinho pode ir estabelecendo esta rotina de forma natural. 
Vale a pena ler o post "Como administrar melhor o meu tempo?" para te ajudar a otimizar seu tempo. Para ler, clique aqui.

                           Monte uma rotina e siga-a

Além de estabelecer um horário de trabalho, outros itens são importantes para que você obtenha êxito neste novo local de trabalho. Quando trabalhamos em casa queremos ter aquela sensação de "liberdade" quanto ao ritmo de trabalho, o que é possível até um certo ponto. Só que chega um momento em que se você não estabelece metas, prazos, objetivos, você perde o rumo da empresa. A rotina te ajuda a manter o foco naquilo que você quer alcançar.
- Faça uma lista de todas as suas atividades. Depois, distribua elas em uma planilha discriminada com os dias da semana e períodos do dia, como no exemplo abaixo. Visualizando, fica mais fácil de se programar e as demandas que forem surgindo vão sendo encaixadas na rotina já existente.


ROTINA DIÁRIA
SEGUNDA
TERÇA
QUARTA
QUINTA
SEXTA
SÁBADO
MANHÃ








TARDE








NOITE








- Use uma agenda. É impossível ser um profissional bem sucedido se você não se programa a curto, médio e longo prazos. Temos muitas responsabilidades e se esquecer ou não se programar com antecedência para atender um cliente pode fazer ir por água abaixo todos os sonhos de uma empresa de sucesso.


Organização Digital

Não sei se felizmente ou infelizmente, mas hoje em dia não podemos nos dar ao luxo de vivermos sem o mundo digital. E-mails, redes sociais, site da empresa, etc, nos enchem de trabalho e informações todos os dias.Para você não enlouquecer no meio de tanta informação, vamos às dicas:

- E-mails: procure deixar sua caixa de entrada vazia. Isso mesmo. Crie pastas e vá colocando em cada uma delas o email referente aqueles assuntos conforme você for respondendo. Por exemplo: crie pastas com os nomes: Financeiro, Pendências, Fornecedores, Empresa X, etc. Assim você evita de ficar procurando e relendo todos os dias os emails da caixa de entrada tentando achar "aquele" que é super importante (rs).
- Estabeleça períodos do dia para ler emails e acessar as redes sociais da empresa: se você ficar olhando de 5 em 5 minutos, nunca irá conseguir focar em algo ou concluir uma tarefa. Você pode, por exemplo, ler emails às 9h, 11h, 14h e 17h
- Arquivos no computador: não encha sua área de trabalho de documentos. Crie pastas e vá guardando seus documentos com critério, facilitando a localizando e impedindo que você "entupa" sua máquina sem necessidade. Quinzenalmente, faça um limpa, excluindo arquivos que não são mais necessários.
- Faça Backup: só quem um dia já perdeu documentos importantes por causa de um vírus ou pane no computador sabe qual é o significado real da palavra "desespero"...rs O ideal é que você tenha sempre um segundo lugar para guardar arquivos importantes além do seu computador principal. Tenho um HD externo, onde semanalmente, envio tudo para lá. Como já dizia o ditado "o seguro morreu de velho...".


Cuidado com as finanças

Quando trabalhamos por conta própria, podemos cair no erro de ir tocando o barco de qualquer jeito e "depois eu dou um jeito". Mas tendo um chefe ou não, devemos prestar contas direitinho de tudo que entra e sai, para nunca perdermos o controle dos nossos gastos. 

- Crie uma planilha para controle dos seus gastos, peça ajuda de um contador e anote tudo. Não se arrisque e tenha postura de amador.
- Arquivo físico: Alguns papéis, notas fiscais, recibos, documentos, etc, devem ser guardados por anos. Pastas, caixa arquivo, arquivo de pasta suspensa... existem vários recursos hoje que podem te ajudar que se adequam a sua necessidade e ao espaço físico que você tem disponível. 
- Agendar os pagamentos: você pode utilizar sua agenda de papel ou seu celular, tablet, para anotar os vencimentos destas contas até o final do ano. Algumas contas você já pode deixar em débito automático para facilitar a sua vida.

Gravei uma dica para a TV sobre a organização das contas:

Invista em você para melhorar e crescer sempre

 
"Confie, trabalhe, aprenda, trabalhe mais, aprenda mais e continue confiando. É a única maneira de você ser dono do seu destino". Bel Pesce
Não se acomode. Estude, pesquise, pergunte, procure ajuda. Não desanime quando as coisas não acontecerem do jeito que você queria, mas insista, persista. Empreender não é uma tarefa fácil, mas uma das mais gratificantes de se viver.

O trabalho tem começo, meio e fim - Pare e relaxe

Por experiência própria, a gente acha que por estar em casa, podemos ficar até altas horas trabalhando, produzindo, e esquecemos que há um mundo lá fora e outras pessoas na casa que precisam e querem a nossa companhia...rs Alguns dias serão necessárias algumas horas extras? Claro que sim, mas isso não deve ser uma rotina. Pare de trabalhar, feche seu computador, apague a luz e vá curtir a vida! Relaxar a mente também nos ajuda a sermos mais produtivos no dia seguinte.

Uma das primeiras entrevistas que dei foi sobre organização de home office. Cabelo curtiiiinho..rs Dá uma olhadinha também, dicas muito boas!

VEJA TAMBÉM:
- Como receber bem os hóspedes?
- Utilizando prateleiras na organização da casa
- Como administrar melhor o meu tempo?


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