Limpeza usando Vinagre Branco e Bicarbonato de Sódio



Hoje em dia existem vários produtos de limpeza no mercado que trazem excelentes resultados. Ainda assim, não abro mão dessa dupla dinâmica que pode fazer verdadeiros milagres na limpeza doméstica. Além da limpar, eles são antibactericidas, o que ajuda a manter a sua casa além de limpa, higienizada. Estudos comprovam que o vinagre branco mata 99% das bactérias, 82% do mofo e 80% de germes e vírus. Fala sério!
Vamos ver juntos algumas dicas que poderão te ajudar no dia a dia!
ATENÇÃO: todas as receitas abaixo fazem uso do bicarbonato de sódio e de vinagre branco (de álcool ou maçã).


COZINHA
Odores da geladeira: em 500 ml de água morna, adicione 1 colher de bicarbonato. Misture bem e despeje este líquido em um pano e limpe as prateleiras, gavetas e paredes internas da sua geladeira.
Garrafa térmica: encha a garrafa com água quente e acrescente 2 colheres de sopa de bicarbonato e deixe agir por 1 hora. Esse processo irá remover os resíduos que estiverem grudados e elimina odores também.
Lava louça: coloque uma xícara de vinagre branco no despenser e inicie o cliclo de pré-lavagem. Esta limpeza deve ser feita 1 vez a cada 15 dias para eliminar resíduos do aparelho.
Copos e taças: para que ela fiquem mais brilhantes, deixe-as de molho em um recipiente com água e um pouco de vinagre branco. Depois, pode lavar normalmente com detergente.
Grade do depurador: encha uma bacia com água quente suficiente para que as grades fiquem cobertas. Acrescente: 2 colheres de detergente neutro + 2 colheres de sopa de bicarbonato + um copo de vinagre branco. Deixe de molho por 30 minutos e depois esfregue normalmente com uma esponja.
Fogão e forno: coloque o vinagre puro em cima dos respingos de gordura. Deixe agir por 20 minutos e só depois comece a limpeza.
Tábua de carne: esfregue bicarbonato puro para remover odores e depois enxágue.
Inox: dissolva o bicarbonato na água e use esta mistura para dar brilho, passando com pano macio por toda a peça. Depois, passe um pano seco para dar o lustro.
Desentupir pia: coloque 4 colheres de bicarbonato e despeje 1 copo de vinagre branco por cima. É tiro e queda!
Microondas: em um copo, adicione 100ml de água + 50 ml de vinagre branco. Coloque dentro do aparelho e ligue por 5 minutos. Depois de esfriar, passe um pano úmido. O vapor amolece a sujeira e tira os odores indesejáveis.
Assadeiras e panelas queimadas: adicione vinagre a água e deixe ferver. Depois que esfriar, lave normalmente.

BANHEIRO
- Você pode substituir a água sanitária por vinagre branco puro para limpar a pia, o vaso sanitário e o piso. Depois de aplicar, enxágue bem.
- Esfregar os metais com bicarbonato traz o brilho de volta: torneiras, descargas, etc.
Cortinas plásticas: deixe um borrifador no banheiro com vinagre branco puro e aplique na cortina 2 vezes por semana. Não precisa enxaguar. Isso evita que ela mancha que ela manche ou mofe.

PISO
Rejunte: despeje vinagre branco puro diretamente no rejunte e deixe agir por 20 minutos. Depois esfregue com um pano. Sem esforço, sai tudo! ATENÇÃO: já fiz em pisos de porcelanato e não mancharam. Faça um teste em um pedacinho mais escondido do seu piso e só depois de ter certeza de que não irá manchar, parta para o restante do piso.
Cerâmica: adicione 1 copo de vinagre branco à agua que você coloca no balde. O vinagre dá um brilho incrível!

PAREDES
Em 1L de água, coloque 1 xícara de vinagre branco. Umedeça um pano e esfregue sobre a mancha.

LAVANDERIA
Roupas brancas: quando for lavá-las à máquina, adicione ao sabão em pó uma colher de bicarbonato. Ele ajuda a tirar as manchas e as deixam mais brancas OU Deixe as roupas brancas de molho em água morna + sabão de coco líquido + bicarbonato de sódio (as quantidades variam de acordo com a quantidade de roupa). Você também pode deixar seus panos de prato e de limpeza branquinhos de novo os lavando assim.
Toalhas: substitua o amaciante por vinagre. Isso mesmo. Faço isso a alguns anos e ele elimina odores do corpo que ficam na toalha, é antibactericida e as deixa macias, macias. Não, elas não ficam com cheiro de vinagre (rs).

MOFO
Armários: 1 vez por mês, passe um pano embebido em vinagre dentro dos armários. Deixe ventilando por uma hora e só depois guarde as coisas novamente.
Se tiver com muuuito mofo: retire tudo do armário. Ferva 1 litro de vinagre branco e despeje dentro de uma assadeira. Coloque dentro do armário e feche as portas por 3 horas. Retire a vasilha e passe um pano embebido com vinagre branco por toda a parte interna. Deixe as portas abertas por várias horas até que ele seque totalmente.
Calçados de couro: passe um pano umedecido com vinagre branco e depois coloque para secar em local arejado.
Veja também esta entrevista que dei para o Jornal Extra (Globo - RJ) dando dicas de como evitar o mofo em sua casa:
http://barbaravolnei.blogspot.com.br/2014/05/como-evitar-o-mofo-na-sua-casa.html#more



TAPETES E CARPETES  
Para tirar odores, espalhe bicarbonato e deixe agir por 1 hora. Depois, aspire com o aspirador de pó OU Faça uma mistura em partes iguais de água e vinagre e com uma escova, esfregue os tapetes. As cores ficam mais vivas e ainda elimina as bactérias.

ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO
Para tirar aquele cheiro de "cachorro molhado" do seu bichinho, salpique bem o  bicarbonato por todo pelo depois escove o pêlo.


Mãos à obra!

VEJA TAMBÉM:

Estas informações podem ser publicadas gratuitamente em seu site, jornal, revista ou newsletter, desde que informada antecipadamente ao autor do artigo no email: barbaravolnei@hotmail,com e, uma vez autorizada, citada a fonte: www.barbaravolnei.blogspot.com  As imagens deste post foram extraídas da internet. Caso o proprietário de direito de uso das mesmas não as queira exibidas nesta página, gentileza entrar em contato.