Oganizando a sua Roupa Íntima

Bate um desespero quando você abre a sua gaveta a procura de uma calcinha específica ou o outro pé da meia do seu filho? Nunca acha o que você precisa? Seus problemas acabaram! Vamos aprender juntos como deixar cada pecinha no lugar!
Antes de começar nossas dicas, vamos fazer um limpa? 

Peças furadas, frouxas, rasgadas, que não servem mais... LIXO! Mesmo aquelas peças que às vezes só a gente vê que está usando, elas tem quer ser bem cuidadas e lindas. Isso também nos proporciona bem estar e nos traz conforto, pois elas nos acompanham todos os dias e por isso, tem que ser de boa qualidade. Aos poucos você pode ir se programando para comprar 2 ou três peças por mês, até que tenha quantidade suficiente.
Meninas: calcinha "espanta marido": grandes demais, antigas demais, desbotadas demais... LIXO! Sei que quanto mais velhinhas mais confortáveis, mas hoje em dia existem tantos modelos lindos e confortáveis! Chega de desculpas, tá?

Vamos assistir esta dica que gravei para a TV Cultura ensinando como dobrar calcinhas, cuecas e meias:

Qual o melhor local para guardá-las?

As gavetas são mais indicadas pois podem ser separadas somente para este fim. Mas se não houverem gavetas suficientes, você pode utilizar também caixas organizadoras (aquelas estampadas, coloridas, etc) para separar suas peças por tipo: uma para calcinhas, outra para meias e assim por diante.

Tanto as peças de adultos, quanto as das crianças, das menores às maiores coisas, tudo precisa de uma "casinha para morar". Vou explicar: por mais que você organize a sua gaveta, conforme você abre e fecha ou retira as peças, elas se movimentam e saem do lugar. Por este motivo é importante que você faça uso de recursos simples que te ajudarão a manter tudo no lugar. Um exemplo são essas divisórias da figura abaixo que podem ser usadas para organizar suas peças. Você pode encontrar divisórias de plástico, tecido, acrílico, madeira, etc. O importante é que você saiba previamente o tamanho interno de sua gaveta antes de comprá-las.

 
Dica válida para todas as peças: guarde-as da mais claras para as mais escuras, assim fica mais fácil de localizar uma peça sempre que você precisar. 
Depois de dar um limpa, seguir as instruções do vídeo e adquirir as divisórias, vamos guardá-las!

Calcinha e Cuecas

O processo é o mesmo. O que vale é você usar as divisórias que cabem no seu bolso e na sua gaveta (rs). Sejam nas divisórias que indiquei acima, ou em caixas, potes de sorvete, o importante é que você "setorize" o espaço, dividindo as peças (calcinha com calcinha, meia com meia, etc). Lembrando que calcinha fio dental e a cueca boxer podem ser dobradas da mesma forma que as outras, ok? Umas tem mais e outras menos pano, mas todas podem ficar dobradinhas.

Sutiã

Se toda sua roupa íntima couber dentro de uma só gaveta, ótimo, se não, separe em duas. Geralmente são nossos amigos do peito que ocupam mais espaço....rs
Sutiãs sem bojo podem ser guardados dobrados, separados por cor. Sutiãs com bojo não podem ser guardados dobrados (um bojo dentro do outro). Isso deforma sua estrutura de maneira permanente. Encaixe um dentro do outro (conforme figura abaixo), separando por cores para facilitar na hora de procurar uma peça.
Importante: essa embalagem fechada com zíper ai da foto não deve ser usada para guardar peças do dia a dia, pois as mesmas precisam ser guardadas em local arejado para evitar mofo. Usar esta embalagem SOMENTE quando for viajar, pois eles ficam bem protegidos e não amassam.
As alças avulsas que vem em alguns modelos, podem ser colocadas dentro de uma bolsinha ou caixinha e deixar no cantinho da gaveta.
 
Meias

Seguindo o envelopamento do vídeo acima, elas não deformam. Se você preferir, também pode guardá-las dobradas ou enroladas. Só não faça "bolinhas", pois isso faz com que elas percam sua elasticidade e fiquem relaxadas.

Pijamas

Dobrados ou enrolados, o importante é que as peças fiquem visíveis aos olhos ao abrir a gaveta, sem que seja necessário levantar as peças para ver o que tem embaixo. Aqui em casa eu faço rolinhos: dobro a blusa ao meio, coloco a bermudinha dentro e enrolo.

Biquini, Maiô e Sungas

Essas peças também merecem um cuidado especial e devem, preferencialmente, serem guardadas separadas das roupas do dia a dia. Depois de lavadas e totalmente secas, enrole-as em filme PVC para ficarem protegidas e isso também faz com que a lycra não deforme e "relaxe", fazendo que que sua peça dure mais tempo. Podem ser guardados em saquinhos individuais ou em colmeias também.

Como lavar?

Aconselho que as roupas íntimas, tanto de crianças quanto de adultos, devem ser lavadas à mão e usando sempre sabão líquido para roupas delicadas. Pode ser adicionada uma tampinha de álcool junto à água com sabão para higienizá-las melhor. Leia este post onde eu indico algumas marcas para você adquirir:


Dei uma contribuição em uma matéria sobre organização de roupa íntima para o Jornal Extra (Globo/RJ), é só clicar aqui para ler.
Onde Comprar?

- Multicoisas
- Leroy Merlin
- Lojas Americanas 
- www.utilplast.com.br
- www.organizesuavida.com.br
- www.tudoorganizado.com.br

Agora gavetas desorganizadas não são mais uma desculpa! Mãos à obra, pessoal!



Estas informações podem ser publicadas gratuitamente em seu site, jornal, revista ou newsletter, desde que informada antecipadamente ao autor do artigo no email: barbaravolnei@hotmail,com e, uma vez autorizada, citada a fonte: www.barbaravolnei.blogspot.com  As imagens deste post foram extraídas da internet. Caso o proprietário de direito de uso das mesmas não as queira exibidas nesta página, gentileza entrar em contato.